As impressoras 3D têm se popularizado bastante, seja para construir protótipos para uso pessoal ou para vender impressões para outras pessoas. Por isso, nos últimos anos, a tecnologia dessas máquinas avançou bastante. Não é à toa que muitas pessoas têm pedido uma ajudinha a mais para escolher a melhor impressora 3D.
Então, vamos acompanhar cada especificação técnica das melhores impressoras 3D? Falaremos de impressoras de marcas renomadas, como da Creality e da Anycubic, e suas características, como tecnologia, softwares compatíveis, filamentos suportados, entre outros. Veja tudo no texto!
Saiba qual impressora 3d tem o melhor melhor custo beneficio e como escolher.
Impressora 3D oficial Creality Ender 3 V3 SE
Suporta uma grande variedade de filamentos
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Simplify3D, Cura e Creality Print
- Materiais suportados: PLA, ABS, ASA, TPU, PETG, PLA-CF, CR-SILK, entre outros
- Aquecimento da mesa: até 100 ºC
- Área de impressão: 22 x 22 x 25 cm
- Velocidade: 250 mm/s
Com uma tecnologia de alto desempenho em FDM, a Creality Ender 3 V3 SE surpreende pela grande variedade de filamentos suportados, como PETG, PLA-CF e CR-SILK. Além disso, sua área de impressão é bastante extensa, possibilitando a impressão de modelos de maior tamanho e com riqueza de detalhes.
É possível usar diversos softwares de código aberto para imprimir com essa impressora 3D, como o Cura e o Creality Print. O termo “softwares de código aberto” significa que a “receita” de como usá-lo pode ser encontrada em bibliotecas online. Essa característica faz com que o uso dessa impressora seja mais simples, sendo indicada para os iniciantes.
Por fim, a velocidade dessa impressora também se destaca, sendo possível imprimir uma grande quantidade de protótipos em pouco tempo. Os seus resultados também são bem precisos, proporcionando qualidade ao resultado final. Porém, a sua tomada não “vem” com o padrão brasileiro.
Prós
- Resultados detalhados e precisos
- Suporta uma grande variedade de filamentos
- Alta velocidade
Contras
- Tomada não é do padrão brasileiro
- Necessita de manutenção regular
Oficial Creality Ender 3 3D FDM
A impressora 3D ideal para o público iniciante
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Simplify3D, Cura e Repetier-Host
- Materiais suportados: fibra de carbono, madeira, TPU, ABS, PLA, entre outros
- Aquecimento da mesa: até 100 ºC
- Área de impressão: 22 x 22 x 25 cm
- Velocidade: 180 mm/s
A impressora RD Creality Ender 3 é uma das mais populares do mercado, principalmente por conta do seu bom custo-benefício. Ela possui tecnologia FDM, que é um processo de fabricação no qual a construção do protótipo é feito camada por camada.
Essa tecnologia torna o processo de impressão ainda mais simples e apresenta um excelente custo-benefício, sendo perfeito para quem não quer gastar muito. Essa tecnologia também possibilita a criação de peças impressas resistentes.
Um ponto importante é que os softwares compatíveis com essa impressora possuem código aberto, o que torna o processo de impressão muito mais fácil. Não é à toa, inclusive, que essa impressora é indicada para os iniciantes.
Essa impressora consegue imprimir em 3D com riqueza de detalhes, apresentando protótipos de alto nível. Além disso, o tamanho da sua área de impressão surpreende em relação aos modelos de impressoras 3D parecidos. Apesar de tantas vantagens, essa impressora necessita de manutenção regular.
Prós
- Softwares de código aberto compatíveis
- Bom custo-benefício
- Cria peças resistentes e com riqueza de detalhes
Contras
- Necessita de manutenção regular
- Apresenta leves ruídos durante a operação
Impressora 3D FDM Creality K1 3D Printer 1001060003
Velocidade de impressão extremamente rápida
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Simplify3D, Cura e Creality Print
- Materiais suportados: ABS, TPU, PETG, PLA e outros
- Aquecimento da mesa: até 200 ºC
- Área de impressão: 22 x 22 x 25 cm
- Velocidade: 600 mm/s
Já imaginou imprimir os seus protótipos com velocidade de 600 mm/s? Além dessa velocidade, essa impressora 3D também consegue atingir uma aceleração de 20.000 mm/s², o que significa que você pode realizar as suas impressões mais rapidamente. Vale ressaltar que essa velocidade é 12 vezes maior do que a de uma impressora comum.
Além disso, o seu aquecimento pode chegar até 200ºC rapidamente, ou melhor, em apenas 40 segundos. Isso significa que essa impressora pode imprimir diversos tipos de filamentos, incluindo ABS, PLA e outros termoplásticos. Portanto, você pode escolher entre uma extensa faixa de opções de materiais.
Vale ressaltar que o aquecimento da mesa dessa impressora é o dobro de outras impressoras que possuem a mesma faixa de preço, como a Ender 3 V3 SE, a Ender 3 e a Ender 3 V2, que são todas da Creality.
Ah, e essa impressora conta com nivelamento automático, sendo possível realizar todo o trabalho com apenas um toque. Outras funcionalidades automáticas dessa impressora são o seu sistema de autoteste e o controle remoto inteligente, que diagnostica e resolve qualquer problema de forma automática. Porém, é importante ressaltar que essa impressora apresenta alto consumo de energia.
Prós
- Alta velocidade de impressão
- Alto aquecimento
- Sistema automatizado
Contras
- Alto consumo de energia
- Pode apresentar leves ruídos
ANYCUBIC Photon Mono 2 impressora 3D
A melhor impressora 3D
- Tecnologia: LCD
- Softwares: Lychee, Chitubox e Photon Workshop
- Materiais suportados: resina fotossensível
- Aquecimento da mesa: não especificado
- Área de impressão: 16,5 x 14, 3 x 8,9 cm
- Velocidade: 50 mm/h
Se você quer um suporte para deixar as suas impressões ainda mais impecáveis, essa impressora 3D é a mais indicada. Isso porque ela conta com uma tela de 6,6 polegadas, que mostra os detalhes com nitidez, facilitando a “construção” de protótipos em miniatura.
Uma fonte de luz especial ilumina a impressão com uniformidade e proporciona suavidade para o modelo do protótipo, dando ainda mais ênfase em todos os seus detalhes.
A sua área de impressão também possui um tamanho excelente, possibilitando a impressão de protótipos de maior tamanho. Por fim, a sua tecnologia de impressão é a laser. Mas é necessário ter um maior conhecimento em impressão em 3D para conseguir manusear bem essa impressora.
Prós
- Tela que mostra os detalhes da impressão
- Extensa área de impressão
- Impressões com riqueza de detalhes
Contras
- Exige maior conhecimento para manuseio
- Alto consumo de energia
Creality Oficial Ender 3 V2 Impressora 3D
Impressão totalmente silenciosa
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Simplify3D, Cura e Repetier-host
- Materiais suportados: fibra de carbono, madeira, TPU, ABS, PLA, entre outros
- Aquecimento da mesa: até 100 ºC
- Área de impressão: 22 x 22 x 25 mm
- Velocidade: 180 mm/s
Já imaginou ter uma impressora 3D que simplesmente não provoca nenhum barulho? A Creality Oficial Ender 3 V2 possui uma placa-mãe inovadora, que, além de ser totalmente silenciosa, apresenta alta potência durante a impressão.
A sua interface também é bem simples de ser usada, uma vez que possibilita uma visualização simples e detalhada para a operação e a desmontagem. Além disso, a velocidade dessa impressora consegue ser eficiente no processo de impressão.
Essa impressora também é compatível com diversos tipos de materiais e softwares de código aberto, o que torna a impressão mais fácil. Porém, é importante ressaltar que a montagem da impressora pode ser um pouco complicada.
Prós
- Sistema totalmente silencioso
- Interface simples
- Permite visualização detalhada da impressão
Contras
- Montagem um pouco complicada
- Pode apresentar um alto consumo de energia
Impressora 3D Creality K1C
Com apoio de Inteligência Artificial (IA)
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Utimaker CURA, Prusa Slicer, IdeaMaker, Repetier-Host, Simplify 3D, entre outros
- Materiais suportados: LA, PA, PET, PLA, PETG, TPU, ABS, entre outros
- Aquecimento da mesa: até 100 ºC
- Área de impressão: não especificado
- Velocidade: 600 mm/s
A velocidade dessa impressora deixa qualquer um de queixo caído, pois consegue atingir até 600 mm/s, com uma aceleração de 20.000 mm/s². Então, se você quer desempenhar um trabalho rápido e não tem tempo a perder, dê preferência para a Creality K1C!
Em termos de velocidade, também é importante anotar outra dica: essa impressora apresenta uma capacidade de impressão tão veloz quanto impressoras mais caras, como a K1 MAX da Creality. Portanto, o modelo K1C da Creality conta com uma velocidade de impressão que equivale à de máquinas que possuem quase o dobro do seu preço.
Alguns sistemas dessa impressora também são automatizados, tá? Um exemplo disso é o processo de calibração automática, que não exige a realização de testes manuais. Além disso, ela conta com alguns recursos de IA (Inteligência Artificial), que detecta problemas de forma automática – e os resolve em tempo real.
Por fim, mas não menos importante, essa impressora 3D consegue se integrar a vários softwares, possibilitando que você escolha o que melhor se adequa às suas necessidades. Porém, essa impressora costuma consumir uma grande quantidade de energia.
Saiba também como ganhar dinheiro com impressora 3d.
Prós
- Alta velocidade
- Com recursos de IA (Inteligência Artificial)
- Operações automatizadas
Contras
- Alto consumo de energia
Impressora 3D Creality Ender 3 V3 KE
Controle de impressão pelo aplicativo
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Utimaker CURA Prusa Slicer, IdeaMaker, Repetier-Host e Simplify 3D
- Materiais suportados: PLA, PETG, ABS, TPU e ASA
- Aquecimento da mesa: até 100 ªC
- Área de impressão: 22 x 22 x 24 cm
- Velocidade: 500 mm/s
Por mais que a Creality Ender 3 V3 KE apresente uma velocidade menor do que a da Creality K1C, ela consegue imprimir rapidamente, atingindo 500 mm/s. Assim, você não precisa esperar tanto tempo para as impressões, e os resultados são sempre de qualidade.
Essa impressora ainda permite que você controle a impressão de qualquer lugar, pois é possível realizar tal controle com o Creality Cloud APP. Além disso, você pode acompanhar a impressão através de uma tela colorida sensível ao toque, o que facilita o seu trabalho e evita a ocorrência de erros.
Por fim, a precisão de impressão dessa impressora é simplesmente surpreendente, principalmente por conta da sua estrutura estável, que garante movimentos bastante precisos. Porém, é importante ressaltar que alguns consumidores relataram mudança no desempenho da impressora em condições climáticas de alta umidade.
Prós
- Controle através do app
- Tela colorida para acompanhamento da impressão
- Impressões precisas e detalhadas
Contras
- O desempenho pode ser alterado em determinadas condições climáticas
- Pode apresentar um alto consumo de energia
Impressora 3D Creality FDM Ender-3
Imprime por até 200 horas seguidas
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Simplify3D, Cura e Repetier-host
- Materiais suportados: PLA, ABS, PETG, WOORD, PVA, Carbon e Fiber
- Aquecimento da mesa: até 110 ºC
- Área de impressão: 22 x 22 x 25 cm
- Velocidade: 100 mm/s
A Creality Ender-3 é daquelas que não deixa nada a desejar quando você tem uma grande quantidade de trabalho a entregar, sabe? Isso porque ela consegue realizar impressões por, pasmem: 200 horas seguidas!
Além disso, essa impressora é bastante silenciosa e suave. Ela ainda imprime com riqueza de detalhes e não apresenta falhas por conta da sua tecnologia MK8, que previne o entupimento do sistema de extrusão.
Essa impressora 3D também permite o uso de uma grande variedade de filamentos, sendo possível usar quase todos os tipos disponíveis no mercado, assim como a Creality Ender 3 V3 SE. Porém, essa segunda opção consegue ser mais eficiente em termos de velocidade.
Prós
- Trabalha por várias horas seguidas
- Sistema silencioso
- Tecnologia que previne o entupimento
Contras
- Velocidade de impressão deixa um pouco a desejar
- Necessita de manutenção com uma maior frequência
Creality K1 MAX Impressora 3D
Impressão com baixo consumo de energia
- Tecnologia: FDM
- Softwares: Simplify3D, Cura, Creality Print e Prusa Slicer
- Materiais suportados: PLA, PETG, ABS, TPU e ASA
- Aquecimento da mesa: até 100 ºC
- Área de impressão: 30 x 30 x 30 cm
- Velocidade: 600 mm/s
Os motores da Creality K1 MAX apresentam alta precisão, possibilitando que a sua velocidade atinja 600 mm/s. Assim, dá para imprimir os seus protótipos rapidinho, não é mesmo? Além disso, os movimentos da impressora são altamente precisos durante toda a impressão, proporcionando um detalhamento minucioso dos protótipos.
Um diferencial bem interessante dessa impressora é o seu sistema ecológico. Isso significa que essa impressora é amiga da natureza e não consome tanta energia. Diante disso, ela também se torna amiga do nosso bolso, não é mesmo? Ela também tem a maior área de impressão desta lista, possibilitando a criação de protótipos de maior tamanho.
Essa impressora também se destaca pelo seu tamanho. Afinal, ela é bem maior do que outras impressoras que possuem a mesma faixa de preço, como Photon Mono 2 da Anycubic, que conta com um tamanho de apenas 16,5 x 14, 3 x 8,9 cm, ou seja, praticamente metade da área de impressão da K1 MAX.
A impressora dificilmente apresenta falhas durante as suas impressões, ainda que a sua impressão seja bastante veloz. Vale ressaltar que esses mesmos consumidores relataram a maior frequência de manutenção da impressora.
Prós
- Baixo consumo de energia
- Alta velocidade de impressão
- Alta taxa de sucesso nas impressões
Contras
- Manutenção com um pouco mais de frequência
- Pode apresentar um pouco de ruído
Como escolher a melhor impressora 3D?
Para escolher a melhor impressora 3D, você precisa verificar as seguintes especificações técnicas: tecnologia, softwares compatíveis, materiais suportados, aquecimento da mesa, área de impressão e velocidade.
Tecnologia
A tecnologia da impressora 3D pode ser LCD (Liquid Crystal Display) ou FDM (Fused Deposition Modeling). A tecnologia LCD proporciona maior precisão e riqueza de detalhes para o protótipo.
Por isso, ela costuma ser usada para impressão de peças mais complexas, detalhadas e pequenas. Além disso, a tecnologia LCD é mais rápida do que a FDM. Porém, as impressoras com tecnologia LCD apresentam maior custo de manutenção e de matéria-prima.
Por fim, a tecnologia FDM é indicada para a impressão de peças maiores. Além disso, ela permite o uso de diversos tipos de filamentos, como PLA, ABS, PETG, TPU, entre outros. Vale ressaltar que tanto os materiais quanto a manutenção da impressora FDM são mais “em conta” do que a LCD.
Softwares compatíveis
Diversos softwares podem ser compatíveis com as impressoras, como os que constam a seguir:
- Simplify3D: é um programa pago e bastante flexível, sendo popular entre os usuários de nível avançado;
- Cura: é um programa gratuito, que possui uma interface simples;
- Repetier-host: é um software gratuito e bastante versátil;
- Creality Print: é um software básico, que integra com vários modelos de impressoras;
- Prusa Slicer: programa gratuito e de código aberto, que apresenta vários recursos avançados;
- IdeaMaker: é um programa gratuito, que possui uma interface simples;
- Lychee: é um programa para impressoras de resina, apresentando recursos para esse tipo de impressão específica;
- Chitubox: é um programa para impressoras de resina, que apresenta interface intuitiva;
- Photon Workshop: programa desenvolvido pela Anycubic, com foco em impressoras de resina.
A maioria das impressoras 3D aceita diferentes programas. Portanto, você pode escolher uma opção entre a lista de softwares compatíveis. Alguns programas são mais fáceis e, ainda por cima, são gratuitos.
Materiais suportados
As impressoras podem suportar diversos tipos de materiais, certo? Vamos conhecer um pouco esses materiais!
- PLA: filamento mais utilizado em impressões 3D devido à sua facilidade de impressão;
- ABS: material resistente e duro, sendo bastante usado em protótipos automotivos;
- ASA: material que apresenta uma boa resistência ao sol, sendo usado para protótipos que ficarão expostos ao sol;
- TPU: material elástico e flexível, sendo usado para protótipos de capas de telefone e solados;
- PETG: filamento que possui alta resistência e longa durabilidade;
- PLA-CF: material rígido e leve;
- CR-SILK: material com acabamento metálico, sendo usado para protótipos decorativos;
- Fibra de carbono: filamento leve e de alta resistência;
- Madeira: material que possui partículas de madeira;
- Resina fotossensível: usada para impressoras SLA e LCD.
Vale ressaltar que as impressoras LCD e SLA, na maioria das vezes, aceitam somente a resina como material. O restante dos materiais é utilizado para impressoras com tecnologia FDM.
Aquecimento da mesa
As mesas aquecem entre 100 e 200 ºC, em média. Tal aquecimento evita a deformação do protótipo, ou melhor, o seu deslocamento durante a impressão. Portanto, o aquecimento torna as peças mais estáveis e precisas.
Área de impressão
A área de impressão tende a ter um tamanho em média de 22 x 22 x 25 cm, havendo poucas variações. Quanto maior a área de impressão, maior é a possibilidade de criar um protótipo de tamanho grande. Vale ressaltar que as impressoras com tecnologia LCD costumam ter uma maior área de impressão.
Velocidade
A velocidade da impressora 3D pode variar entre 100 mm/s e 600 mm/s, em média. Vale ressaltar que, quanto maior é a velocidade, maior também é a rapidez de impressão do protótipo.
Qual a Melhor impressora 3D para começar?
A melhor impressora 3D para começar é a Creality Ender 3, pois ela foi feita especialmente para o público iniciante. Isso porque os softwares compatíveis com essa impressora contam com código aberto. Além disso, a sua área de impressão é extensa, fazendo com que o resultado das impressões seja refinado, sem que você precise fazer um grande esforço.
Qual a Melhor impressora 3D por volta de 300€?
A melhor impressora 3D por volta de 300€ é a Ender 3 V2 da Creality, que apresenta um processo de impressão bastante silencioso e uma interface simples. Além disso, ela permite uma visualização bastante precisa do protótipo durante a impressão. Por fim, ela tem compatibilidade com vários programas de código aberto.
Qual a Melhor impressora 3D FDM por menos de 500€?
A melhor impressora 3D FDM por menos de 500€ é a K1 da Creality, que consegue atingir uma velocidade rápida de até 600 mm/s. Além disso, ela atinge um alto nível de aquecimento, sendo de até 200ºC, proporcionando uma maior estabilidade às peças. Por fim, seu sistema apresenta várias funções automatizadas.
Qual a Melhor impressora 3D para fazer figuras ou miniaturas?
A melhor impressora 3D para fazer figuras ou miniaturas é a Photon Mono 2 da Anycubic. Isso porque essa impressora possui tecnologia LCD, o que confere maior riqueza de detalhes aos protótipos. Além disso, ela conta com uma tela grande que mostra os detalhes da impressão com maior nitidez, facilitando a criação de figuras ou miniaturas.
Conclusão: Qual a Melhor Impressora 3D?
A melhor impressora 3D é a Photon Mono 2 da Anycubic, que possui tecnologia LCD e compatibilidade com diversos softwares de qualidade, como Lychee, Chitubox e Photon Workshop. As suas impressões são detalhadas e suaves, proporcionando um resultado de protótipo impecável.
Perguntas Frequentes
Qual é a melhor marca de impressora 3D?
A melhor marca de impressora 3D é a Creality. Além de apresentar diversos modelos de impressoras 3D, das mais simples às mais completas, essa empresa desenvolve máquinas capazes de criar protótipos com precisão e riqueza de detalhes. As suas impressoras também são rápidas na impressão e apresentam baixo custo de manutenção.
Quanto custa uma impressora 3D custo benefício?
Uma impressora 3D de bom custo-benefício possui um preço entre R$ 1300,00 e R$ 2300,00, em média. Esse tipo de impressora, geralmente, conta com tecnologia FDM e suporta filamentos como PLA, PETG, ABS, TPU e ASA. Além disso, seu aquecimento de mesa máximo varia entre 100 e 110 ºC e sua velocidade média de impressão é em torno de 250 mm/s.
O que mais vende na impressão 3D?
As peças e componentes personalizados, os brinquedos e as figuras de ação são os itens mais vendidos na impressão 3D. Além disso, os usuários também gostam bastante de criar protótipos personalizados e personagens populares na impressão 3D.
Qual a melhor impressora 3D resina ou filamento?
A melhor impressora 3D para impressões rápidas com detalhes finos e alta precisão é a impressora de resina. Porém, para impressões de grande tamanho, a impressora 3D DE filamento é a mais indicada. Além disso, as impressoras de filamento são mais fáceis de serem usadas e apresentam um menor custo.
Qual tempo de vida útil de uma impressora 3D?
O tempo de vida útil de uma impressora 3D é em torno de 2.000 horas. Dependendo da frequência de uso e da manutenção e do cuidado da impressora 3D, essa pode durar entre 3 e 5 anos.
O que eu preciso saber para comprar uma impressora 3D?
Você precisa saber algumas especificações para comprar uma impressora 3D, como: tecnologia (FDM ou resina), softwares compatíveis, filamentos suportados, aquecimento da mesa, área de impressão e velocidade.
Se você conseguiu encontrar a melhor impressora 3D através do nosso texto, deixe o seu comentário. Além disso, compartilhe o artigo com outras pessoas que também curtem o mundo das impressoras 3D!